PARQUES NACIONAIS

De acordo com o Decreto n.º 84.017 de 21 de setembro de 1979: São reconhecidos como parque nacionais, áreas geográficas extensas e delimitadas, dotadas de atributos naturais excepcionais, objeto de preservação permanente, submetidas à condição de inalienabilidade e indisponibilidade no seu todo. Os parque nacionais destinam-se a fins científicos, culturais, educativos e recreativos; criados e administrados pelo Governo Federal, constituem bens da União destinados ao uso comum do povo, cabendo às autoridades, motivadas pelas razões de sua criação, preservá-los e mantê-los intocáveis. O objetivo principal do reconhecimento de um parque nacional reside na preservação dos ecossistemas naturais englobados contra quaisquer alterações que os desvirtuem.

As unidades de conservação dessa categoria, quando criadas pelo Estado ou Município, serão denominadas, respectivamente, Parque Estadual e Parque Natural Municipal. Os três tipos de parques integram o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC (Lei n.º 9.985, de 18 de julho de 2000).

 

Parque Nacional do Pantanal MatoGrossense

  • Criado através do Decreto n.º 86.391 em 24 de setembro de 1981, com uma área de 136.028,00 hectares, está localizado no município de Poconé/MT. 

 

  • O Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense constitui uma das unidades de conservação brasileiras com terras totalmente legalizadas, fazendo parte de um conjunto que protege o ecossistema do Pantanal. 

 

  • Demarcado no limite sudoeste do Estado de Mato Grosso, próximo à fronteira com a Bolívia, o parque ainda representa uma amostra do Pantanal em sua totalidade. O cenário é característico da maior planície alagável do mundo, regida pelo ciclo das águas, onde grande parte do território permanece debaixo dágua por quase todo ano. 

 

  • O Parque Nacional do Pantanal, juntamente com as Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPN’s Acurizal, Penha, Dorochê e Rumo ao Oeste formam um enorme complexo de áreas protegidas com aproximadamente 190.000 hectares. 

 

  • Em 2000 a UNESCO reconheceu o complexo de áreas protegidas do Pantanal como Sítio do Patrimônio Natural Mundial e também área núcleo da Reserva da Biosfera do Pantanal Mato-Grossense.

parna              parna2

Sede do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense.                                                Área alagada com muita vegetação flutuante localizada no interior da área do PARNA.

 

Rua 03, 391, Boa Esperança, Cuiabá/MT, CEP 78068-375
Fone: 55 65 3052-6615
Fax: 55 65 3052-6619
ecotropica@ecotropica.org.br