Terça, 08 Novembro 2022 17:40

Cuiabá registra queda de 53% nos focos de queimadas em área urbana e rural, diz Defesa Civil

Avalie este item
(0 votos)
Número de registros de foco de incêndio cai 53% em Cuiabá. Número de registros de foco de incêndio cai 53% em Cuiabá. Foto: Prefeitura de Cuiabá/Divulgação

Ações de fiscalização a terrenos baldios, o aumento de brigadistas e o período chuvoso contribuíram para essa queda nos números de ocorrências.

O número de queimadas urbanas e rurais, em Cuiabá, apresentou uma queda de 53,5% neste ano, de acordo com a Defesa Civil do município. No ano passado, o registro foi de 590 ocorrências. De janeiro até setembro deste ano, porém, já foram registrados 274 focos de incêndio.

Segundo o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales, as ações de fiscalização a terrenos baldios, o aumento de brigadistas e o período chuvoso contribuíram para essa queda nos números de ocorrências.

Sales explica, ainda, que somente nos primeiros oito meses deste ano, a secretaria registrou 557 denúncias sobre terrenos baldios, locais que passaram por fiscalização, evitando novos registros de fogo.

Diante disso, o diretor da Defesa Civil, José Pedro Zanetti, fez um alerta à população para que evite usar o fogo para queimar lixos ou folhas secas nos quintais de casa.

Dessa forma, o contato com a fumaça, que é prejudicial à saúde, também é descartado, assim como a possibilidade de acidentes maiores com o fogo.

Atualmente, a capital conta com 55 brigadistas para atender aos chamados.

Denúncias
A Defesa Civil de Cuiabá reforça que a população pode denunciar casos de queimadas urbanas e outras situações de riscos através do telefone (65) 3623-9633 e WhatsApp (65) 99310-8810.

As denúncias também podem ser realizadas pelo Disque-Denúncia da Secretaria de Ordem Pública pelo telefone (65) 3616-9614, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, ou ainda pelo 193 do Corpo de Bombeiros Militar.

Ler 155 vezes

Deixe um comentário