ÁGUAS PRÓ PANTANAL

O projeto “Águas Pró Pantanal”, visa levar informações para a melhoria da salubridade do recurso hídrico disponível para o consumo humano e assegurar condições de vida fecunda vindo dessa fonte indispensável.

Dentre as ações, coleta, análise, disposição do resultado e proposta de melhoria quando necessário, também focamos na melhoria e limpeza como forma salutar de acesso à saúde.

Até o momento, para compor este monitoramento, foram realizadas doze (12) campanhas, tendo a primeira coleta realizada no mês de setembro de 2021 com perspectiva de perenidade.

 

Chalana Dorochê I - Lançamento Fundação Ecotrópica: 35 Anos de Compromisso Ambiental e Lançamento do Projeto Águas pró Pantanal com a integração da chalana Dorochê I ao projeto

A Fundação Ecotrópica, fundada em 1989 com a missão de contribuir para a conservação e preservação dos recursos naturais e a manutenção da qualidade de vida nos ecossistemas tropicais brasileiros, celebra seus 35 anos de existência com um marco significativo: o lançamento da chalana Dorochê I no dia 22 de março de 2024, em comemoração ao Dia Mundial da Água. Este evento marca não apenas uma conquista para a fundação, mas também um passo crucial em direção à preservação do ecossistema do Pantanal.

Ao longo de suas três décadas e meia de atividade, a Fundação Ecotrópica tem se destacado por seu compromisso incansável com a conservação ambiental. Com uma série de projetos inovadores e parcerias estratégicas, a instituição tem desempenhado um papel fundamental na proteção dos recursos naturais da região do Pantanal.
Um dos atuais projetos da fundação é o Projeto Águas pró Pantanal, que visa proteger e restaurar os cursos d'água que abastecem essa importante região. Em parceria com diversas entidades, incluindo a Embaixada da República Tcheca em Brasília, a Fundação Ecotrópica tem trabalhado arduamente para promover a sustentabilidade hídrica e mitigar os impactos ambientais na área do Pantanal.

O lançamento da Dorochê I, parte integrante do Projeto Águas pró Pantanal, representa um marco significativo nessa jornada de preservação. Esta embarcação desempenhará um papel crucial na coleta de dados, monitoramento e pesquisa relacionados à qualidade da água nos rios do Pantanal. Essa iniciativa permitirá uma compreensão mais abrangente dos desafios enfrentados pelos ecossistemas aquáticos da região e ajudará a orientar estratégias de conservação mais eficazes.

Além disso, a Fundação Ecotrópica tem sido destaque nos noticiários locais de Mato Grosso, com cobertura especial do lançamento da Dorochê I e do Projeto Águas pró Pantanal. A parceria com a Águas Cuiabá, como destacado em veículos como o G1 Globo e Folha Max, ressalta o reconhecimento e apoio da comunidade local às iniciativas da fundação em prol do meio ambiente.

Em suma, os 35 anos de compromisso da Fundação Ecotrópica com a conservação ambiental culminaram em um momento histórico com o lançamento da chalana Dorochê I e a intensificação dos esforços do Projeto Águas pró Pantanal. Este evento não só demonstra o progresso alcançado pela instituição, mas também inspira esperança para um futuro mais sustentável para o Pantanal e suas comunidades.

Atividades da ECOTRÓPICA - Fundação de Apoio à Vida nos Trópicos.

Matérias vinculada nos maiores portais de notícia do Estado de Mato Grosso.

Image
Image
Image

Matérias vinculadas no Globo Play.

Image
Image
Image
Image

Galeria de Fotos do Lançamento do Projeto Águas pró Pantanal com a integração da chalana Dorochê I ao projeto

Image
Image
Hidrografia dos municípios monitorados, juntamente com os dados socioeconômicos obtidos no site do IBGE, referente ao ano de 2021.

Para a garantia da eficiência no processo de monitoramento na área de estudos definida, a equipe da Fundação participou do curso com o seguinte tema "Técnicas de coleta e Preservação de Amostras".

Para a avaliação da qualidade das águas superficiais, todos os procedimentos de coletas, preservação, armazenamento e transportes de amostras foram realizados de acordo com o que prescreve o Guia de Coleta e Preservação de Amostras de Água (CETESB, 1988), NBR 13895 (ABNT, 1997), o método 1060 do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 23nd edition (APHA; AWWA; WEF, 2017) e o Guia Nacional de Coleta e Preservação de Amostras de Água, Sedimento, Comunidades Aquáticas e Efluentes Líquidos (ANA 2011).